Corro há algum tempo e acredito que nunca é tarde para começar algo nessa vida!Falar que não tem jeito é não acreditar na sua própria capacidade. Você pode duvidar de tudo, menos de você. Pare de arranjar desculpas, faça as coisas de maneira correta, insista - persista -não desista! Você tem jeito! Aliás, todo mundo tem. O ESPORTE DEU UM NOVO SENTIDO A MINHA VIDA! VOCÊ TAMBÉM PODE! QUEM VEM COMIGO?
quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012
Depois do carnaval, é hora de entrar em forma!!
Passadas as festas de fim de ano e a folia do carnaval, a sensação é de que o ano vai começar de verdade. Quem já é atleta, e deu uma parada, quer voltar a praticar exercício, outros decidem começar do zero, uma atitude muito positiva já que ter uma atividade física regular traz bons resultados para a saúde.
No caso de iniciar ou reiniciar treinos de corrida, a primeira providência é checar se está tudo em dia com o seu médico, explica o treinador Wanderlei de Oliveira. Ele diz que, normalmente, quem vai começar um treinamento do zero deve fazer um exame ergométrico, que avalia o condicionamento físico, e quem já treinava e pretende retomar suas atividades esportivas deve fazer um teste ergoespirométrico, mais detalhado, que avalia a capacidade de absorção de oxigênio.
“Outra medida importante é buscar um profissional especializado para acompanhar o treinamento”, recomenda Wanderlei. O treinador de corrida diz que essa ajuda pode ser de um personal trainer ou de uma assessoria esportiva. “O que não pode é pegar um tênis e sair correndo”, diz, “sem orientação a pessoa põe sua vida em risco”. Se pagar uma assessoria ou um personal ainda pesar muito no bolso, uma outra saída recomendada pelo técnico é se informar pela mídia especializada sobre dicas de treinamento passo a passo.
Wanderlei relembra uma regra básica para qualquer atividade física: começar devagar, respeitando-se limites individuais e o tempo que a pessoa ficou inativa. Ter metas de curto e médio prazo que sejam de fato possíveis de se atingir é mais útil que ter uma meta idealizada. “Com um passo de cada vez, pode-se chegar muito longe”, resume o treinador.
Dieta - Da parte nutricional, algumas medidas simples ajudam a entrar em forma, quando aliadas à prática de exercício físico, é claro. A primeira dica da nutricionista Bruna Iasi é fugir a todo custo de dietas milagrosas, que prometam resultados maravilhosos em poucos dias. “Nesse tipo de dieta geralmente se corta algum item do cardápio, como carboidrato ou proteína, mas depois [quando o item é reincorporado às refeições] a pessoa ganha peso de novo”, explica.
Segundo a nutricionista, o melhor é manter uma dieta mais balanceada, com verdura, proteína e carboidrato. É bom também controlar doce, bebida alcoólica e fritura. “Com essas medidas simples, aliadas a algum exercício físico, já é possível perder uns bons cinco quilos”, diz.
Bruna fala também de outras três regras de ouro para quem quer entrar em forma com saúde e sem tanto sofrimento: mastigar devagar, o que ajuda a aumentar a sensação de saciedade, comer a cada três horas, intercalando lanches entre as refeições, e nunca fazer exercício em jejum. “Atividade física em jejum de jeito nenhum”, finaliza a nutricionista, “isso acaba provocando efeito contrário, pois o organismo com pouca energia bloqueia o gasto calórico.”
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário