segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Problemas que atrapalham corredores – e suas soluções






Alguns sintomas são recorrentes na vida de quem correAlergiasrefluxodores de cabeça nos pegam desprevenidos durante uma prova ou treino e não sabemos exatamente o que temos ou o que fazer. O ideal, claro, éprocurar um médico, mas existem alguns problemas mais comuns para os quais as soluções são simples. Confira alguns deles:
Sintoma: sensação de queimação no peito ou na garganta.
Diagnóstico provável: refluxo de ácido.
Solução: evitar o consumo de cafeína, chocolate, menta, cebola e frutas cítricas pelo menos duas horas antes da corrida. Cinto de hidratação muito justo também pode ser responsável, pois pressiona e abre a válvula que isola o esôfago do ácido gástrico.
Sintoma: cabeça fica latejando depois de uma competição ou treino mais intenso.
Diagnóstico provável: cefaleia de esforço (dor de cabeça por tensão que ocorre quando os músculos do pescoço e ombros ficam rígidos e restringem o fluxo de sangue para a cabeça).
Solução: relaxar os ombros durante a corrida e, a cada 1 ou 2 km, balançar os braços. Antes e depois da corrida, aquecer pescoço e ombros com massagem e exercícios de movimentos circulares.
Sintoma: aperto no peito durante a corrida e tosse depois.
Diagnóstico provável: asma induzida por exercícios.
Solução: para que os pulmões se ajustem ao esforço, andar ou trotar por 5 minutos antes de atingir o ritmo de corrida normal é importante. Quando os pulmões se aquecem gradativamente, eles lidam mais facilmente com frequências respiratórias mais intensas. Um suplemento de vitamina C também pode ajudar.
Sintoma: dor abdominal, edema.
Diagnóstico provável: gases.
Solução: evitar ingerir frutas, feijões, vegetais e produtos à base de leite e trigo por pelo menos quatro horas antes de correr.
Sintoma: “caroços” que coçam, chiado e sensação de calor ou formigamento.
Diagnóstico provável: anafilaxia induzida por exercícios (reação alérgica desencadeada pela atividade física).
Solução: anotar informações sobre locais onde correu, roupas que estava usando e o que comeu antes do treino para, então, procurar um médico. Essas informações ajudarão a identificar o alérgeno responsável pela alergia. Tomar anti-histamínicos ajuda bastante, mas o ideal é evitar o contato com o alérgeno.

Galera, abraço!

Não se esqueçam : 10 de outubro será O SORTEIO DO KIT  vamos participar!
Abraços.
"Inspiração vem dos outros. Motivação vem de dentro de nós.
Vamos correrrrrr