sexta-feira, 27 de junho de 2014

ALONGAMENTO: QUANDO PRATICAR!

Exercício é absolutamente necessário para desenvolver a flexibilidade e evitar lesões, porém não tem resultados imediatos e é desnecessário após os treinos

alongamento é uma necessidade. Podemos considerar que existem três qualidades físicas:forçaresistência e flexibilidade. Para desenvolver flexibilidade, o alongamento é absolutamente necessário.
Apesar de ser um consenso quanto à sua necessidade, ainda existem muitas dúvidas em relação à quando alongar. O hábito ainda prevalente é alongar antes e depois da atividade física. Para tentar discutir e esclarecer estas dúvidas, encontramos na literatura científica vários estudos relacionados ao tema.
Alongamento deve ser parte do programa de exercícios e praticado três vezes por semana
A grande maioria dos trabalhos científicos e simpósios realizados nos levam às seguintes constatações:
* O alongamento deve ser sempre parte integrante de um programa de exercícios, e, portanto, precisa ser realizado sistematicamente, no mínimo três vezes por semana. A orientação de umprofissional é fundamental, pelo menos até que uma rotina adequada seja estabelecida. O importante é a regularidade para que exista a efetiva contribuição para melhora de flexibilidade. Uma boa flexibilidade melhora o rendimento físico além de, comprovadamente, prevenir lesões.
* O alongamento pode ser feito antes da realização dos exercícios, lembrando que o benefício écrônico e não agudo, ou seja, a flexibilidade melhora gradativamente proporcionando uma prevenção quanto à incidência de lesões. Não existe nenhuma evidência científica de que o alongamento feito imediatamente antes do exercício previne lesões por um efeito imediato.
* Fazer alongamento após realizar exercícios físicos não proporciona nenhuma contribuição para melhorar a flexibilidade. Como comentamos no artigo sobre recuperação, após os exercícios os músculos apresentam um quadro de microtraumas, que contraindica seu alongamento. O alongar pós-exercício só se justifica como uma técnica de relaxamento e se for realizado deve ser feito de forma muito leve para evitar um comprometimento da estrutura dos músculos.
"A perseverança não é uma longa corrida; ela é muitas corridas curtas, uma depois da outra" - Walter ElliotBORA ALONGAR PARA CORRER GALERA!!!BEIJOS BETH... CORRENDO SEMPRE...

Nenhum comentário:

Postar um comentário