sábado, 24 de agosto de 2013

Saudades de correr!!!

Pessoal, saudades de escrever e postar aqui no blog, to sumida mas morrendo de saudades de correr, por isso estou aqui hoje a escrever este depoimento pra saberem o porque do meu sumiço. Não vejo a hora do médico me liberar para as corridas... sinto falta....
Bom...
Na terça - feira passada dia 20 de Agosto submeti-me a uma Tiroidectomia Total, ou seja, retirada total da tireoide. Quero deixar aqui um breve relato da minha experiência pessoal. Com isto espero conseguir deixar um apoio extra a quem ler este post, a quem estiver a passar pelo mesmo e a quem precisa de muita força e de pensamento positivo. Acreditem que não é assim tão difícil passar por esta cirurgia, que é simples e a recuperação é rápida também.
Descobri que tinha um alto, tipo um nódulo mais saliente no pescoço em fevereiro de 2012. Fiz ultrassom e uma biópsia que veio a revelar a existência de 6 nódulos na Tiroide, de origem benigna creio eu, pois na biópsia não saiu se era maligno ou não, e como prevenção deveria seguir para a remoção total da tiroide.
Consegui a cirurgia em 4 meses pelo SUS e fui muito bem atendida, isso porque o convênio da Unimed me cancelou a cirurgia 4 vezes, e esperei por ela mais de 1 ano. Não vou negar do meu medo enorme de ser operada, da anestesia, de algo correr mal. 
O dia da cirurgia foi um pouco estressante, não vou negar. Fiquei muitas horas em jejum, apenas molhava os lábios e fui operada às 19h da noite. A minha cirurgia demorou, foram 3 horas. Ficava angustiada cada vez que escutava  as rodinhas da maca sobre os corredores do hospital. Afinal é um órgão que iam me tirar e que é um problema enorme. Acreditem que não é.
Às 22hs já estava no quarto, sentia-me bem, tinha a voz rouca e só queria dormir. Não tinha dores nenhumas. Fui pra casa no dia seguinte. Ainda não tirei os pontos. Estou super curiosa para ver minha cicatriz. tratar da minha cicatriz. A partir da tirada dos pontos quero uma vida normal... 
 Neste momento e a uma semana da cirurgia sinto-me normal e a mesma pessoa que era quando tinha a Tiroide.
O pós operatório é um pouco assustador pois o seu corpo estranha a falta da tireoide que produzia todos os hormônios e o funcionamento do seu corpo. No segundo dia senti o corpo formigar e muitas cãibras, mas isso já está passando. O porque das câimbras e o formigamento no corpo, são os níveis de cálcio que ficam baixos e ando toando cálcio e tudo o que contém cálcio pois alivia muito os efeitos de formigamento no corpo. Também é bom ter um bom endocrinologista para acompanhar o tratamento.
 O que muda na nossa rotina nas manhãs em jejum é o hábito de tomar para o resto da vida o hormônio. 
A anestesia também faz efeito rápido e é exatamente como nos contam, apagamos e só acordamos depois de já estar tudo bem. O nosso corpo é a máquina mais bem pensada deste mundo e rapidamente voltamos à nossa rotina. Estou apenas uma semana off... e satisfeita, pois tenho em mente que preciso desse período de repouso tenho que cumprir, evitar fazer esforços ou movimentos bruscos. 
Medos  que eu tive: tinham-me dito que iria ser difícil levantar-me sozinha, ou que não iria segurar a cabeça, ou que teria que ficar uns tempos a dormir de barriga para cima. Posso dizer que no primeiro dia dormi a maior parte do tempo virada de lado, na manhã em que acordei tomei banho e andei sozinha. Aprendemos a levantarmo-nos da cama para evitar fazer o esforço com o pescoço: deitamo-nos de lado e fazemos força com as pernas e com o cotovelo para levantar o corpo e sair da cama. O peso que trazemos ao pescoço faz-nos sentir a pele do pescoço extremamente esticada e temos tendência a andar de cabeça mais baixada... contornem isso e tentem andar o mais direito possível e evitar a tendência de andar com o pescoço arqueado.
Neste momento sinto-me muito bem e espero ter conseguido transmitir alguma calma a quem vai passar pelo mesmo. Nada de pânico ou sofrer por antecipação... eu senti tudo isso e hoje vejo que os medos que tinha não têm razão de ser. Espirrar e bocejar ainda tá difícil todos os movimentos da garganta ressentem-se com a cirurgia). 
Este ano o Verão será diferente... nada de praia infelizmente. Também o iodo de algumas praias não é benéfico para quem passa por esta cirurgia. 
Os nódulos tirados juntamente com minha tireoide, foram para biópsia novamente e acredito realmente que serão todos benignos, pois assim não precisarei fazer a radioiodoterapia. 
Bom é isso, qualquer coisa estarei por aqui...
Correndo sempre heim galera, bjosss




Nenhum comentário:

Postar um comentário