segunda-feira, 25 de março de 2013

POSTURA NA CORRIDA DE RUA


Não há uma maneira exata de praticar a corrida de rua. Mesmo em pelotões de elite, nos quais todos os atletas parecem correr sincronizadamente, cada um tem seu estilo. Nesse contexto, a postura é quase uma marca para cada corredor, algo muito particular. Porém, ainda que não existam regras, alguns cuidados com a postura podem ser aplicados para conseguir melhoras no desempenho e, principalmente, evitar dores lombares, nos ombros e nos braços, além de lesões por impacto excessivo.
É possível identificar erros posturais na corrida. Braços contraídos juntos ao corpo, retenção e projeção dos ombros, mãos fechadas e muito apertadas, cabeça inclinada e passadas incompletas ou impactantes demais são alguns dos vícios de movimento mais comuns e que devem ser evitados. Assim, o mais próximo de uma “postura ideal para correr” seria: olhos voltados para o horizonte, tronco ligeiramente inclinado para frente (mas sem exagerar), pélvis centralizada, pernas se movimentando dinamicamente a cada passada e braços dobrados a 90 graus, mantendo o balanço (com os cotovelos para trás) no ritmo da passada.
Ainda assim, acima de tudo e ao contrário do que pode parecer, o segredo para uma boa postura durante a corrida de rua está na naturalidade. Os movimentos envolvidos no ato de correr fazem parte da biomecânica do ser humano, e realizar a corrida de maneira tão natural quanto possível evita que o corpo se desgaste excessivamente, além de ajudar na economia de energia durante a atividade. Além disso, a vestimenta também é um item importante. Roupas confortáveis são ideais.

PRATICAR SEMPRE!!!
BETH

Um comentário:

  1. Olá Beth ótimo tema, é muito dificil manter a postura 100% da prova, até pelo cansaço, mas quando estamos na postura correta da para perceber como as coisas fluem bem.

    FOrte Abraço

    Léo

    www.pisandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir