quinta-feira, 25 de outubro de 2012

POSSO CORRER CONVERSANDO?



Há muitas dúvidas sobre as questões: “Como concilio a respiração com a corrida? Expiro pelo nariz ou pela boca? Por que eu não consigo correr conversando? Por que canso tanto? Por que tem pessoas que conseguem correr conversando?”

Bom, vamos lá!

Primeiro vamos falar um pouco de respiração. Quando você é um iniciante, precisa “ensinar” seu centro respiratório a sincronizar sua respiração de forma adequada durante a corrida, bicicleta, enfim, exercícios aeróbios. Você precisa se atentar na coordenação da respiração. Inspirar o ar pelo nariz é o ideal, pois o aquecimento do ar para os pulmões é mais eficiente e os pêlos nasais formam uma barreira mecânica, ou seja, protege e retém as substâncias estranhas do ar inspirado. Já a expiração pode ser realizada pela boca, pois o fluxo é mais rápido.

A forma e a maneira de respirar também agem em função da velocidade da corrida. Em corridas de média e longa distância, pode ser executada um tipo de respiração diafragmática de modo que a fase ativa seja a expiração e esta contribui para eliminar uma maior quantidade de gás carbônico.

O ritmo respiratório pode ser “educado” na prática esportiva, coordenando as passadas com o número de inspirações e expirações, por exemplo, 2 inspirações e 2 expirações (2×2); podendo aumentá-las de acordo com o condicionamento físico, isto é, 2×3, 3×4, 5×7.

Agora… É possível correr conversando? SIM! MAS, quando estamos com um melhor condicionamento e quando estamos adaptados a coordenar nosso ritmo respiratório, tendo sempre que lembrar de COMO estamos respirando até que isto se torne um trabalho involuntário.

Nas corridas longas utilizamos, predominantemente, o metabolismo aeróbio, sendo que captamos e utilizamos oxigênio necessário, conseguindo conversar tranquilamente. Com os Sprints (explosões ou aumento de velocidade) durante estas corridas ou mesmo com o cansado causado pelo despreparo físico mediante a duração (corredor amador), a via metabólica utilizada se torna a anaeróbia, sendo que fica mais ofegante e mais difícil de conversar.

Com o teste ergo espirométrico ou o cálculo da zona-alvo, conseguimos determinar qual a velocidade e freqüência cardíaca que devemos manter para tornar nossa corrida “confortável”. Assim, com o condicionamento e preparo, seu organismo se adapta fisiologicamente e vai ficando cada vez mais fácil de conversar.

Treine! Assim você conseguirá correr com os amigos, conversando e sem cansar. Aliás, uma companhia é uma ótima opção, pois não vemos o tempo passar, nos exercitamos e ainda colocamos o papo em dia.




"Não se iluda, pois só atingirá o pico da montanha se estiver decidido a enfrentar o esforço da caminhada



Abraço

Beth

Um comentário:

  1. Legal, valeu pela dica .. gostei de ler... abraços

    http://movimentoemcampogrande.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir